Prefeito Jones de Entre Rios do Oeste reúne coletiva de imprensa para explanar um ano de funcionamento do projeto biogás

https://parananews.net.br/wp-content/uploads/2020/07/DSC01655.jpg

Nesta quarta feira (22), foi comemorado o primeiro ano de funcionamento da termoelétrica de Biogás em Entre Rios do Oeste, instalada após longo estudo de viabilidade, e envolvimento de órgãos competentes nos últimos anos para tornar o então projeto piloto em usina efetiva.

A comemoração não passou de uma coletiva de imprensa regional, para o registro desta data significativa, visto que ainda estão em vigência diversas normas de cuidados e proteção a pandemia do covid 19.

Pronunciamentos

Quem primeiro se pronunciou foi o Coordenador de Planejamento Energético da CIBiogás, senhor Breno Pinheiro, que parabenizou a comunidade entrerriense por ter acreditado e abraçado este projeto totalmente inovador, que prometia duas perspectivas: a de resolver um problema ambiental em relação aos dejetos suínos e ao mesmo tempo obter uma remuneração pelo fornecimento desta matéria para a transformação em energia.

O presidente da Associação do suinocultores, Claudinei Stein disse que há um ano viveram intensamente esta perspectiva em relação ao investimento realizado, e agora, um ano depois da inauguração e de funcionamento, podemos dizer que é um sucesso. Citou a eficiência da empresa 3DI que é responsável pela manutenção e pelo suporte técnico considerado satisfatório por parte dos suinocultores.

O Engenheiro Ambiental Luiz Thiago Lucio destacou as dezenas de reuniões ocorridas ao longo de anos para que os produtores pudessem acreditar neste projeto inovador, e citou também os diversos órgãos envolvidos e a sincronia necessária para tornar este projeto numa realidade.

O Engenheiro Lucio Ricken enalteceu a assessoria, a assistência técnica e a manutenção que está sendo prestada, para que o projeto cumpra toda sua função, e se mantenha em destaque nacional e mundial.

O Secretário Municipal de Saneamento, Energias Renováveis e Iluminação Pública Carlos Lewandowski informou que já foram gerados 1.100 megawatts de energia, uma média de 90 megawatts hora/mês. Que já foram tratados nas propriedades e conduzidos até a mini central um milhão de metros cúbicos de biogás, gerados de praticamente 750 mil toneladas de dejetos que deixaram de ir para a atmosfera, para mananciais e para os rios.

Ele explicou que o valor de retorno de economia que a prefeitura obteve já somam 461 mil reais, o que equivale a 7% no período.

O secretário ainda informou que das 84 unidades consumidoras pela prefeitura, a usina abate 66 unidades.

O prefeito Jones Heiden declarou que a responsabilidade continua muito grande após a inauguração da estrutura da usina, tendo a frente na administração profissionais competentes que mantém a funcionalidade em todos os setores.

Jones manifestou otimismo diante dos bons resultados colhidos até agora, e projetou que a tendência seria de evoluir futuramente em capacidade da usina e na integração de mais produtores, e com isso transformar ainda mais o passivo ambiental em energia, e também aliviar ainda mais as contas públicas.

Redação Paraná News

FacebookTwitterGoogle+linkedinemailMore
Copyright © Paraná News - A Informação com Credibilidade e Imparcialidade!