Paraná News

Horário de verão termina dia 17. A próxima vigência será mais curta

https://parananews.net.br/wp-content/uploads/2018/02/Horário.jpg

O horário de verão 2017-2018 termina no próximo dia 17 de fevereiro. Contudo, a partir da próxima vigência, que começa no dia 21 de outubro, a  duração será reduzida em aproximadamente 10 dias. O horário de verão deste ano começa no dia 21 de outubro e termina no dia 16 de fevereiro de 2019.

A redução atende ao pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, que solicitou a mudança na vigência por causa das eleições. Segundo o juiz, a medida facilitará a apuração dos votos, uma vez que o país não terá uma diferença tão extensa de fusos horários. O primeiro turno da eleição de 2018 será dia 7 de outubro e o segundo, dia 28 do mesmo mês.

“No caso de eleições estaduais, esse aparente descompasso não causa problemas. Contudo, em se tratando de uma eleição geral como a do ano que vem, com votação para presidente da República, essa diferença de horário pode confundir o eleitor e provocar um aumento no número de abstenções de voto”, informou o Tribunal por meio de nota.

Atualmente, adotam o horário de verão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Porém, os há projeto para o fim do horário nos estados de Goiás e Brasília, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Revide

PATROCINADORES

.