Paraná News

ENTRE RIOS DO OESTE RECEBE A VISITA DE 13 PAÍSES E OS ACOLHE COM ALMOÇO NA ESCOLA MUNICIPAL

https://parananews.net.br/wp-content/uploads/2017/08/IMG_5024.jpg
São 13 os países latino americanos em troca de boas práticas e experiências enriquecedoras

Para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Direção, professores e funcionários da Escola Municipal Presidente Médici de Entre Rios do Oeste o almoço desta quarta feira (30) foi de grande significação, porque reuniu representantes de 13 países, incluindo o Brasil.

O prato principal foi o risoto no tacho, uma vez que esta iguaria é uma especialidade da escola, tendo promovido recentemente o 20º Concurso do Risoto com aprovação municipal unânime. O diferencial, entretanto, é a variação de saladas e frutas oriundas do próprio município cultivadas de forma orgânica pela APOER, Associação de Produtores Orgânicos de Entre Rios, que mantém um programa de fornecimento anual e ininterrupto para a merenda escolar. Este programa é cuidadosamente acompanhado e administrado pela nutricionista da escola Josiane Thomas.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Marilei Lerner, “o recurso destinado para merenda escolar não é suficiente para manter a qualidade alimentar que a escola oferece, sendo, portanto, necessário promover outras ações que tem elevado a categoria para ‘Escola Referência/Modelo’ na merenda escolar”.

A COMITIVA VISITANTE

Segundo o Assistente da Superintendência de Gestão Ambiental da Itaipu Kleber Vanolli, “somam-se aqui ao Brasil, representantes de Costa Rica, México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, Paraguai e Chile. Eles são alunos de um Curso promovido pela FAO ( Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e o Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional”.

            Vanolli explica que a FAO, a Itaipu Binacional e o Governo do Estado do Paraná criaram a Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, que tem o objetivo de compartilhar conhecimentos e divulgar bons modelos no processo produtivo sustentável de alimentos na agricultura. –“Para todos os casos de sucesso são elaboradas propostas e construídas condições que possam se adequar à realidade dos países interessados.” esclarece.

De acordo com o Gestor da Itaipu, este Curso que teve 120 alunos matriculados de 20 países da América Latina, tem aprovado com a nota mínima exigida de 8,0 –  40 alunos que representam 13 países. Ele ainda expõe que a fase final do Curso contempla esta visita em toda a região do lago para conhecer a gestão da água com a recuperação das nascentes, a educação ambiental num todo, a agricultura familiar, e a produção de alimentos orgânicos em parceria com a escola, sendo este o motivo da visita por se tratar de uma Escola Modelo em Merenda Escolar, um destaque que já constava nos arquivos do Cultivando Água Boa.

Ilvo W. / Paraná News

Recepção a Comitiva Internacional
Almoço que representa a qualidade da merenda escolar

PATROCINADORES

.