Banco Central lançará cédula de 200 reais em agosto

https://parananews.net.br/wp-content/uploads/2020/07/duzentos.jpgDe acordo com BC, pandemia traz momento oportuno para criação da nota — que terá o desenho de um lobo-guará — porque há demanda por papel-moeda

Banco Central do Brasil anunciou na tarde desta quarta-feira que o país ganhará uma nova cédula de Real, no valor de R$ 200, com o desenho do animal lobo-guará, a partir de agosto. A data exata ainda não foi revelada.

Serão produzidas 450 milhões de cédulas neste ano. Por segurança, o desenho das cédulas — que estão passando por fases de testes de impressão — não foi apresentado.

De acordo com a diretora de Administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, o lançamento da nova cédula é oportuno porque, devido à pandemia, houve uma demanda maior por papel-moeda no Brasil. Além disso, a diretora reforça que o papel-moeda ainda é a base das transações.

Segundo a diretora, não há relação entre a nova cédula e a desvalorização do real perante ao dólar e nem quanto a perspectivas altas de inflação. A emissão estaria relacionada apenas à demanda por papel-moeda.

“O Banco Central entende que é um momento oportuno para o lançamento da cédula de R$ 200. É o Banco Central agindo preventivamente com um possível aumento de numerária (moeda) da população. A gente também vai poder reduzir custos logísticos da distribuição e de produção de cédulas no país”, explica.

Exame

FacebookTwitterGoogle+linkedinemailMore
Copyright © Paraná News - A Informação com Credibilidade e Imparcialidade!