328 mil pessoas votam favorável em plebiscito “O Sul é Meu País”

http://parananews.net.br/wp-content/uploads/2017/10/Plebisul.jpg

O plebiscito informal realizado pelo movimento separatista “O Sul é Meu País” teve 341.775 votos recolhidos no último sábado (7), dos quais 328.552 se posicionaram favorável a separação dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante do Brasil.

Até a manhã desta segunda-feira (9), 82 das 83 as urnas lançadas para votação foram auditadas. A previsão inicial era de que a apuração dos votos fosse concluída na noite de sábado, mas o movimento afirmou que teve problemas técnicos na postagem de votos. O resultado está disponível aqui.

Quem votou no chamado “Plebisul” também assinou um projeto de lei de iniciativa popular que prevê a separação dos estados.  O projeto deve ser apresentado oficialmente ao poder legislativo de cada estado, em maio do ano que vem. Para isso é necessário a assinatura de 1% dos eleitores de cada um dos três estados, número de assinaturas que já foi recolhida pelo movimento.

A votação não tem validade legal, o objetivo é saber a opinião do público. A expectativa do movimento era que 1 milhão de pessoas participassem da votação. O presidente do movimento, Celso Deucher afirmou que o número de votos foi baixo devido a demora para a assinatura do projeto de lei e a quantidade de dados necessários.

“Nós não imaginávamos que iria demorar tanto para assinarem o projeto. Não era só marcar sim ou não, precisava por dados, inclusive o número do título de eleitor. Teve fila, só os mais persistentes ficaram. Além disso, várias urnas foram desativadas por erro do movimento e o público não esperava ter a responsabilidade de assinar um projeto de lei. Algumas pessoas, que votaram no ano passado, não votaram esse ano pensando em que a votação não tem validade legal e, da última vez, nada aconteceu. As chuvas e tempestades que atingiram todo o Sul fecharam urnas e mudaram locais”, afirmou.

No ano passado, foram cerca de 600 votos nos três municípios do estado, com 95% de sim para a separação dos países.

Facebook Twitter Google+ linkedin email More
Copyright © Paraná News - A Informação com Credibilidade e Imparcialidade!